Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PPGFAR) possui uma excelente infraestrutura para o ensino e para a pesquisa, com laboratórios em condições de realizar pesquisas avançadas nas diferentes áreas de concentração do PPGFAR. Considerando a capacidade dos orientadores em captar recursos externos, as perspectivas são de constante adequação da estrutura já existente para atendimento às necessidades dos discentes, bem como para expansão do alunato. Todos os orientadores do programa possuem infraestrutura física e de equipamentos para execução de seus projetos. Esta infraestrutura foi sistematicamente montada através da captação de recursos junto às agências de fomento, como FAPESB, CNPq, CAPES e FINEP/UFBA.

O PPGFAR conta atualmente com 14 laboratórios da Universidade Federal da Bahia, sendo 13 localizados na própria Faculdade de Farmácia, dois no Instituto de Ciências da Saúde e um  no CPqGM/FIOCRUZ, abaixo relacionados:

Laboratório de Pesquisa em Imunologia (LAPIM)

Trata-se de laboratório de pesquisa voltado ao estudo dos mecanismos envolvidos na imunopatogenia de doenças imunológicas (alergia e doenças auto-imunes) e infecções.
 

Laboratório de Imunologia das Doenças Infecciosas

Laboratório destinado ao estudo imunológico e imunodiagnóstico das infecções bacterianas, parasitárias e virais utilizando técnicas sorológicas.
 

Laboratório de Biologia Molecular

O laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Farmácia vem desenvolvendo nos últimos anos, extensão e pesquisas na área de hematologia, bioquímica e biologia molecular de doenças hematológicas.
 

Laboratório de Bioquímica

Laboratório envolvido com o estudo e diagnóstico das doenças metabólicas relacionadas aos sistemas cardiovascular, renal e endocrinologico.
 

Laboratório de Microbiologia

Laboratório voltado ao estudo de infecções bacterianas e fúngicas de importância em Saúde Pública. Pesquisa a resistência de microoganismos aos agentes antimicrobianos
 

Laboratório de Pesquisa em Parasitologia

O Laboratório de Pesquisa em Parasitologia da Faculdade de Farmácia realiza pesquisas em Avaliação de Mëtodos para Diagnostico Parasitológico em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular desta Faculdade tem como prioridade desenvolver métodos moleculares para diagnóstico das diferentes espécies de Entamoeba . Além disso realiza investigações relacionados ao Estudo de Freqüências de Parasitoses Intestinais e Avaliação do Tratamento.
 

Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais (LPPN)

Esse é um laboratório de pesquisa dedicado ao estudo fitoquímico e à busca de substâncias bioativas a partir de plantas medicinais e/ou endêmicas da Bahia.
 

Laboratório de Pesquisa em Matéria Médica (LAPEM)

Trata-se de um laboratório de pesquisa que no qal se estuda a composição química e processos de extração micromoléculas presentes em espécies vegetais de ocorrência regional, com ênfase naquelas pertencentes à família Rutaceae e/ou de uso na medicina popular, assim como a caracterização de lipossomas e microesferas vazias e/ou contendo extratos, frações e substâncias encapsulados.
 

Laboratório de Cristalografia de Macromoléculas.

Laboratório de pesquisa dedicado à caracterização de compostos protótipos por meio de ensaios cinéticos e de deslocamento térmico, visando o estudo das relações entre a estrutura química e a atividade biológica dos compostos bioativos.
 

Laboratório de Farmacologia e Terapêutica Experimental

Trata-se de um laboratório de pesquisa voltado para o estudo do mecanismo de ação de fármacos analgésicos, estudo das vias de condução e modulação da dor e da fisiopatologia da dor crônica.
 

Laboratório de Toxicologia (LabTox)

Voltado para avaliação da exposição ambiental e ocupacional a contaminantes químicos, desenvolvendo métodos analíticos para determinação de biomarcadores de exposição e efeitos na saúde humana.
 

Laboratório de Farmacologia da Inflamação e Febre (LAFIF)

Trata-se de um laboratório de pesquisa voltado para estudos funcionais com animais experimentais relacionados à inflamação aguda e crônica.
 

Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Endócrino e Cardiovascular (LAFFEC/ICS)

Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular; Estudos de Bioprospecção; Avaliação de novos alvos e novas terapias anti-hipertensivas.
 

Laboratório de Imunopatogênese e Imunomodulação nas Doenças Inflamatórias e Infecciosas

Laboraório de pesquisa voltado para o estudo da imunopatogênese e imunomodulação nas doencas inflamatórias e infecciosas.
 

Laboratório de Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia (CPqGM/FIOCRUZ)

Imunoregulação na leishmaniose; Imunopatologia da doença de Chagas; Avaliação da atividade farmacológica de produtos naturais e sintéticos; Estudos pré-clínicos e clínicos de terapias com células tronco em doenças degenerativas.
 

Laboratório de Bioinformática e Modelagem Molecular

Laboratório de pesquisa dedicado à triagem in silico moléculas bioativas, de origem natural ou sintética, e otimização de suas propriedades farmacodinâmicas por meio de acoplamento molecular e estudos de dinâmica molecular.

 

Português, Brasil