Visibilidade

Como ação de visibilidade do programa, demonstrada através de atração de alunos de diferentes regiões do país e de outros países, o PPGFAR  participa há algum tempo do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CNPq / BENIN E NIGÉRIA para formação de mestres na área de diagnóstico laboratorial de doenças – hematologia - com foco principal em doença falciforme. Essa ação tem como principal objetivo fortalecer a formação de pesquisadores e docentes africanos na área de hematologia, tendo em vista a necessidade da formação de profissionais especializados e nucleadores em doença falciforme no continente africano. Esse distúrbio hematológico representa grave problema de saúde pública na África. 
Em relação a participação de docentes em atividades relevantes relacionadas a visibilidade do programa, temos:
 
  •  Ajax Mercês Atta - Membro do Comitê de assessoramento da Fundação de Amparo à pesquisa na Bahia (FAPESB), Câmara de Ciências Biológicas.
  •  Cristiane Flora Villareal - Editora da Revista eletrônica DOL- Dor OnLine ISSN: 2446-6670; e Representante da sub-área de Farmacologia, área de Ciências Biológicas (C-BIO) no Comitê PIBIC/UFBA.
  •  Daniel Bezerra - Membro de corpo editorial – (2020 – Atual): Frontiers in Cell and Developmental Biology e (2019 – Atual): FRONTIERS IN ONCOLOGY; e revisor de projeto de fomento internacional em 2020. Agência de fomento: Austrian Science Fund - FWF/Austria.
  •  Darizy vasconcelos - Membro de Comitê de assessoramento: (2018 – Atual) Agência de fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (2013 – Atual) Agência de fomento: Ministério da Saúde.
  •  Denis Melo Soares – Vice-Diretor da Faculdade de Farmácia, UFBA.
  •  Francine Azeredo - Consultora da CAPES no Edital de Combates a Epidemias e pandemias CAPES - Edital nº 09/2020, onde a docente avaliou 15 projetos em 2020. Membro do comitê de intercionalização da International Society of Pharmacometrics (ISOP).
  •  Joice Neves Pedreira é Coordenadora do Programa de Iniciação científica da UFBA (PIBIC/UFBA) e fez parte da Comissão Organizadora do II Congresso Virtual da UFBA, 2020. A referida docente é membro do corpo editorial da revista BMC infectious Disease.
  •  José Antônio Menezes - Consultor Ad hoc do CNPq em projetos de bolsa produtividade em pesquisa e bolsa Pós-doutorado Júnior (PDJ).
  •  Marilda Gonçalves - Diretora do Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ/Bahia). Membro do corpo editorial do periódico Journal of Hematology and Hemotherapy, e membro do comitê de assessoramento da agência de fomento FAPESB, desde 2010.
  •  Tânia Fraga Barros - Diretora da Faculdade de Farmácia/UFBA.
 
Em relação as premiações recebidas pelos docentes no Programa ao longo do quadriênio estão aqui destacadas, que tenha relação com os discentes:
 
Em 2019 o Prof. Ricardo David Couto recebeu a premiação Láurea "João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica", Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil - Academia Nacional de Farmácia e Comenda do Mérito Farmacêutico, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (2019).
 
A Profª. Drª. Darizy Flávia Silva Amorim de Vasconcelos, docente permanente do PPGFAR da Faculdade de Farmácia /UFBA foi premiada na categoria Jovens Pesquisadoras  no Edital para seleção de candidatas ao Prêmio Bahia pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências no Estado da Bahia, que foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI e com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres da Bahia – SPM. Além da reportagem intitulada "Pseudomonas tem sido ferramenta importante na pesquisa do grupo da UFBA para redução do fator de virulência de bactérias" com acesso integral neste link
 
Em relação a participação de docentes em Programas institucionais de cooperação, temos a colaboração de docentes do programa em Institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) vigentes, projetos de apoio institucional e outros projetos em colaboração com IES ou institutos de pesquisa, a saber:
 
Em relação as publicações conjuntas de docentes do programa com docentes de outras IES ou institutos de pesquisa, tivemos ao longo do quadriênio publicações em conjunto com pesquisadores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Universidade Federal da Paraíba, FIOCRUZ-BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal de Sergipe,  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Minas Gerais,  Tulane University School of Medicine, New Orleans, Louisiana, USA, dentre outros centros de pesquisa e ensino nacionais e internacionais.
 
Um ponto de importante de visibilidade do programa, trata-se da organização e participação em eventos. Neste sentido, em relação à organização de eventos a Profa. Francine Azeredo participou do Comitê Organizador do 4th Congress of RedIF (Red IberoAmericana de farmacometria), que foi remanejado para ocorrer 2021.
 
Em 2020 foi realizada a 1ª Jornada Virtual do PPGFAR, evento remoto, totalmente organizado pelos discentes, com participação de egressos e com o apoio dos docentes, transmitido ao vivo pelo youtube (https://www.youtube.com/channel/UClIvZOofZ9UVk0pyI5mwEbw), com 502 inscritos, sendo 77% alunos de graduação, 22% discentes da PG e 1% de técnicos na área de Farmácia. Foi um evento de inserção nacional, com participantes de Universidades públicas estaduais, federais e particulares de diversos Estados.  
 
Em 2019, foram realizados dois eventos internacionais pelo PPGFAR: i) 1 st International Workshop of The Pharmacy Post-Graduation Program UFBA. Evento aberto a toda comunidade interna e externa a Faculdade de Farmácia, realizado por este Programa de Pós-Graduação como uma das atividades em comemoração aos 10 anos do PPGFAR. Esse evento contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais; ii) The 1st Internacional Symposium of PPGFAR que comemorou os 10 anos de existência do PPGFAR e 70 anos da Faculdade de Farmácia, contando com pesquisadores nacionais e com a participação Dra. Maria da Glória Carvalho Siqueira - CDC - Atlanta/EUA. 
 
Adicionalmente, o PPGFAR tem uma página na internet com tradução em inglês (http://www.ppgfarmacia.far.ufba.br/) e em 2020 criamos uma conta no instagram que conta com 756 inscritos até o momento (@ppgfarufba).
 
A divulgação de dados relacionados ao corpo docente, discente, eventos, linhas de pesquisa, disciplinas, formulários e notícias, inclusive sobre processos seletivos, do PPGFAR estão disponíveis na sua nova homepage (http://www.ppgfarmacia.far.ufba.br/). Nessa página também podem ser encontrados links para acesso as dissertações defendidas pelos discentes do programa. Como rotina as informações são inseridas semanalmente no endereço eletrônico, ou de acordo com a demanda, ainda na página são encontrados links para outros sites de utilidade pública voltados à pesquisa e informação.
 
De modo institucional, no campo da visibilidade a Universidade Federal da Bahia vem aprimorando seus processos, incluindo a pós-graduação stricto sensu. Neste aspecto, pode-se destacar a divulgação das defesas de dissertação e teses da UFBA por meio do www.agenda.ufba.br. A agenda também é mandada semanalmente para mais de 30 mil e-mails, ampliando em muito a visibilidade da produção de conhecimentos dos Programas de Pós-Graduação da UFBA. Então, além da homepage o PPGFAR divulga seus eventos como palestras, cursos abertos, seminários e defesas de dissertação na agenda UFBA (http://www.agenda.ufba.br/).
 
 
Português, Brasil